07/08/2014

Férias à porta


Hoje acordei e pensei que tinha dormido até ao Inverno, que raio de tempo, logo agora que estou a contar os dias para ir de férias, este ano tão mas tão merecidas.

O ano passado por motivos profissionais tivemos uma única semana de férias o ano inteiro, este ano ainda não tivemos férias, e aos engraçadinhos que me dizem que estive de férias desde Dezembro, que estive confortavelmente deitada durante meses e que certamente não estou cansada só tenho uma coisa a dizer...boas férias! 

Ponderámos muito antes de decidirmos ir de férias rumo ao sul, ele ainda é tão pequenino que inicialmente pensámos ficar mesmo por Lisboa e por aqui andar a passear e fazer praia, mas depois concluímos que certamente não seria a melhor opção e que nos fazia bem sair um bocadinho daqui, mudar de ares e tentar voltar renovados. 

Bem sei que este ano nos esperam umas férias completamente diferentes, o ano passado a M. era muito bebé, não andava e era mais fácil de gerir, estou mortinha para a ver correr pelo areal, para a ver molhar os pézinhos no mar, apanhar conchinhas à beira mar e juntas construirmos castelos mas bem sei o resto que me espera, desde que os filhos nascem que as férias passam a deixar de ter aquele conceito de dolce far niente, férias com eles vão ser incompatíveis com dormir, relaxar, preguiçar, jantaradas após um fim de dia de praia, férias com eles é: 

acordar às 7h com o entusiasmo dela a gritar praia, mando-lo ao pão para fazer as sandes, despachar os miúdos e pô-los logo ali no meio da sala com os baldes e forminhas, tentar vestir-me e rezar para não perder uma lente enquanto ela trepa pelas minhas pernas a dizer vamos embora, preparar a lancheira, besuntar todos de factor 50 antes de sair de casa, reunir sacos e saquinhos, chapéus de sol e cadeiras, no caminho ele perguntar-me se não me esqueci de nada porque só tenho 4 sacos, duas mochilas, duas lancheiras, dois chapéus de sol e 1 cadeira, caramba tens razão, volta para trás esqueci-me da tenda para o V., chegar à praia, armar a tenda, espetar os chapéus na areia, arrumar a tralha e besuntar creme outra vez, dar-lhe leitinho e mudar-lhe a fralda, ela vestir o fato de banho cor de rosa quando queria o vermelho, irmos molhar os pés à vez, ela ter frio e aninhar-se no meu colo, ver areia no ar baldes e forminhas a voar quando ela acorda da sesta, conseguir despir-me passado uma hora de ter chegado à praia, ela atirar areia para cima dele, ele chorar porque tem calor, comer uma bola de berlim, ela esfolar-me com a areia dos pés, voltar a reforçar o protector, fazer piscinas e castelos de areia, dar frutas e bolachas, deitarmo-nos a lagartar também à vez, comer um gelado...já chega, não quero pensar mais como é que vai ser, prefiro ficar na expectativa e continuar a contar os dias.

2 comentários:

  1. É tudo isso e mais um bocadinho. Este ano passamos a 3 de férias com idades diferentes: 6, 3 anos e 10 meses.
    Digo-lhe: quando cheguei ao trabalho e me sentei ao computador suspirei.
    Estava e continuo tão cansada... :-)
    Mas é assim mesmo, nada a fazer. Resta-nos as gargalhadas, os momentos tão bons que se vivem de férias e o mimo que podemos dar especialmente nessa altura.
    Agora férias, férias... Só mesmo o nome 😊

    ResponderEliminar