30/10/2014

Para lerem quando crescerem* #1

Um dia vão perceber o porque desta minha luta com e contra o tempo…
crescem de dia para dia sem o meu consentimento, assim como vos crescem os pés e os sapatos deixam de servir cresce o meu amor por vocês, amor desmedido, ilimitado...
Sou egoísta, que egoísmo o meu, que egoísmo o meu querer-vos só para mim.
Pergunto-me se estou a fazer um bom trabalho, procuro sempre ser melhor, fazer melhor…é o maior desafio da minha vida preparar-vos para o mundo. 
Dei-vos assas mas não se esqueçam que estou aqui para vos ensinar a voar, para amparar na queda, serei sempre o ninho onde podem pousar. 
Pulem, corram, sonhem, fantasiem, desenhem, pintem, cantem, gritem, brinquem, brinquem muito, brinquem tanto, tenham uma infância cheia de brincadeiras e aventuras para sempre a recordarem.
Cresçam ao vosso tempo, sem saltar nenhuma fase, falem, desabafem comigo, tentarei dar-vos os melhores conselhos.
Não tenham medo de errar, sigam os vossos instintos, mas pensem duas vezes antes de agir, se bem que por vezes é tão bom agir de impulso mas pode ter consequências, percebem nesta pequena frase a dualidade da vida? O quanto por vezes pode ser complicada? Ter duas escolhas? Que podemos seguir dois caminhos? Espero conseguir ensinar-vos qual o vosso caminho. 
Não tenham medo de arriscar, façam o que gostam, escolham o que gostam, descubram a vossa vocação e tenham a profissão dos vossos sonhos, experimentem coisas novas, sempre aprendendo, vivendo, ampliando os vossos limites, transformando o vosso mundo.
Rir é bom mas chorar por vezes também é, não faz mal chorar não tenham vergonha de chorar, não se fechem em vocês próprios, faz mal escondermos o que sentimos e sorriam muito por favor, não posso impedir que tenham problemas, tristezas e decepções, mas desejo que saibam vencê-las para depois valorizar os momentos bons.
Sejam responsáveis, pacientes, bondosos, generosos, sinceros, humildes, peçam desculpa se erram ou se magoam, pedir desculpas e perdoar os outros às vezes é difícil, eu sei, preservem os bons amigos, não se deixem levar pelos outros pensem por vocês, se caírem levantem-se e comecem de novo, façam as vossas escolhas e quando elas não forem bem feitas, sejam resilientes e aprendam com os vossos erros, confiem em vocês, não desistam, façam por serem respeitados e respeitem os outros, defendam aquilo que acreditam, aprendam a ouvir pontos de vista diferentes, observem à vossa voltam, deem valor ao que têm, olhem para as pessoas sempre do mesmo modo, independentemente do sexo, raça, classe ou religião, não guardem rancor nem deixem nada por dizer mas atenção sinceridade e frontalidade é diferente de arrogância e prepotência, orgulhem-se dos pequenos feitos que forem conquistando pelo vosso esforço, aproveitem a vida, aproveitem tudo o que a vida vos proporciona, mesmo as coisas que são um ou quase um dado adquirido, as coisas simples, as coisas pequenas da vida.
Nunca se esqueçam de primeiro amar a vocês mesmos, 
sejam amigos um do outro, 
sejam felizes!
Estarei aqui sempre por e para os dois.

Com amor 
Mãe



*para quando souberem ler

Sem comentários:

Enviar um comentário