09/06/2015

O que levamos na nossa lancheira para a praia?

Somos daquelas famílias que passamos o dia inteiro na praia, não acho que sejamos inconscientes  ou irresponsáveis uma vez que fazemos as coisas com a devida cautela e protecção e até hoje tem corrido sempre lindamente, além do mais é tudo com o aval do pediatra de Baby M. e Baby V. que quando lhe chego com muitas perguntas me cala de imediato: E os filhos dos pescadores? 

Um dia inteiro na praia implica levarmos uma lancheira completa, felizmente já não estamos a falar daqueles tijolos azuis e brancos que me acompanharam na infância mas de lancheiras que pomos ao ombro ou às costas em formato de saco ou mochila, o que proporciona não só conforto como facilidade no transporte.

E na minha opinião, uma lancheira caseira resulta num dia de praia muito mais saudável e apetitoso.

Levo sempre um termo com sopa, mas estou em crer que este ano Baby M. é capaz de torcer um bocadinho o nariz à sopa na praia e dei por mim a elaborar todo um menu diversificado, saudável, colorido, saboroso e fresco para o nosso Verão, o qual partilho: 

  • O que beber?
- Água;
- Água com sabores - água com fatias de laranja, de limão, folhas de menta, de hortelã, pão de canela, frutos vermelhos, etc... (em alternativa à água quem nem sempre é bem aceite, é uma óptima opção e eles pensam que estão a beber sumo); 
- Sumos 100% naturais - geralmente, sumo de melancia ou de meloa que não oxidam; 
- Milkshake - combate a sede e sacia o apetite - fruta + leite + uma pitada de açúcar; 
- Chá.


Vou tentar fugir às típicas sandes até porque Baby M. dá duas ou três dentadas e diz que está cheia porque perde o interesse.

  • o que comer? 
- Arroz/Couscous com legumes salteados/frango/peru;
- Massinhas com Atum/Salmão;
- Omoletes/Tortilhas/Ovo cozido;
- Salsichas;
- Mini Hamburgueres de Grão de Bico (podem ver a receita aqui, aliás, estou a contar com a ajuda da L. para completar e enriquecer esta minha listagem);
- Salada de grão/ Salada de feijão frade com atum e ovo;
- Fruta: em espetada (que acham o máximo) ou cortada aos quadradinhos;
- Wraps com salmão fumado e queijo Philadelphia, tomate e mozzarella, frango e cebolinho, etc...;
- Iogurtes;
- Gelatina - hidrata muito e pode ser feita com um bocadinho menos de água para ficar mais consistente e cortar aos cubos.

(tudo coisas que demoram a fazer o mesmo tempo que as sandes)

  • o que petiscar durante o dia?
- Cenoura/Pepino em palitos;
- Tomatinho cereja com quadradinhos de queijo feta/mozarrella;
- Tostas com queijo e fruta (por cima da tosta colocar uma fatia de queijo e uma fatia de fruta a gosto, esta ainda vou experimentar, diz que resulta muito bem);
- Puré de Maçã ou de Pera - eu acrescento uma banana depois de cozer a fruta e fica igualzinho ao Blédina de compra, quem preferir pode ainda juntar um bocadinho de canela e será um óptimo complemento ao iogurte.


  • Gelados? Qual a criança que não quer um gelado quando vai à praia? e quando são 15 dias seguidos de praia, oferecemos um gelado todos os dias? Oferecemos pois!
- Gelado de banana - Partir uma banana ao meio, espetar um pauzinho de gelado nas bananas e colocar no congelador até ficar com a consistência e temperatura de um gelado. Poderá ainda ser derretido um bocadinho de chocolate e colocar na ponta da banana antes de ir ao congelador; 
- Gelados de qualquer fruta – Só é preciso ter moldes para gelados para congelador, (no Ikea há) triturar a fruta e por nos moldes, levar ao congelador, simples. (um truque durante o processo de congelamento é ir mexendo o preparado com um garfo para minimizar o aparecimento de cristais de gelo);
- Batido de fruta gelado - juntar iogurte, pedaços de fruta e bolacha Maria/cereais/aveia na liquidificadora e desfazer até obter um batido cremoso. Colocar numa forma para gelados e levar ao congelador. O resultado? Batido de fruta em forma de gelado.

Regra geral todas as crianças adoram comer na praia, são atacadas por uma fome voraz e desmedida, este ano espero estar à altura e saciar todos os desejos de Baby M. e Baby V. nos bons, longos e quentes dias de férias que nos esperam. 

P.S. sim, as bolas de Berlim também serão permitidas de vez em quando

♡♡♡♡

1 comentário: