13/02/2017

Mas a M. ainda usa chucha?!



A M., à excepção da escola (que não o permitia), sempre fez uso livre da chucha.

Em Novembro do ano passado, no dia em que a M. fez 4 anos, decidi marcar este dia com a primeira foto que lhe tirará, que por acaso foi com chucha.

Surgiram alguns comentários como: "Mas ainda usa chucha?!" e surgiu o pedido da D. que me pediu que escrevesse sobre isto do uso da chucha pois a sua filha C. também estaria perto de fazer 4 anos e também estava dependente do uso da chucha.

Como em tudo na maternidade este é um assunto em que há opiniões diversas e começa logo assim que o bebé nasce: 

- "Não lhe ofereças chucha enquanto não souber mamar". 

- "A chucha deve ser reservada para os momentos em que o bebé a solicitar para se tranquilizar como para adormecer ou quando está mais aborrecido ou doente".

- "A partir dos 18 meses de idade o seu uso deve restringir-se à hora de dormir".

- A partir dos 2 anos e meio/3 anos no máximo a criança já não deverá usar chucha. 

E se a criança ultrapassar todos estes supostos limites?

- Vai ficar com os dentes todos tortos!

- Isso vai ter implicações ao nível da fala!

- Ai que feio uma menina TÃO GRANDE a usar chucha!  

- O seu processo de autonomia será mais lento!

Confesso que a M. fazer uso de chucha com 4 anos, não era uma situação que me agradasse, mas não fazia disto um cavalo de batalha, recusava recorrer a qualquer tipo de humilhação ou proibição, comparação com o V., fazer da chucha moeda de troca como a história do Pai Natal, fazer propositadamente um buraco para que não lhe soubesse bem evitando a todo o custo causar-lhe qualquer tipo de frustração com este assunto. 

Não queria correr o risco de que ela fosse em busca de alternativas como chuchar no dedo, optei antes por não forçar o processo e começar a prepará-la psicologicamente para o adeus à chucha. 

Comecei por lhe dizer que já fazia bolos comigo, que ajudava a por a mesa, que fazia recados na escola à Professora e que isso fazia dela uma crescida, que já estava a começar a aprender os números e as letras, que já dizia palavras em Inglês e que está quase quase a começar a aprender a ler e a escrever e que se calhar devia começar a pensar em dizer adeus à chucha. 

Este foi um processo de mentalização diária, levado com muita calma, não vale olhar para as crianças como adultos em ponto pequeno, porque não o são. O processo de mentalização leva tempo, assim como a criação de rotinas também leva tempo, e o tempo dela acabou por chegar...

no dia 25 de Dezembro quando a fui deitar ela olhou para mim e disse-me de modo natural, convicto e convencido:

- Mãe, já não quero usar mais chucha!

e nunca mais usou, e nunca mais perguntou, e nunca mais quis saber da sua chucha.

O adeus à chucha é um processo natural e vai acontecer, mais tarde ou mais cedo.

O nosso aconteceu talvez mais tarde do que é suposto mas aconteceu sem choros, sem birras, sem frustrações e exigências,

Esperar é uma virtude, também para nós Pais.♥️

♥️♥️♥️♥️

6 comentários:

  1. O Diogo tem 4 anos e deixou a chucha (a mémé como ele chamava) há cerca de 3 meses. Nunca proibi. Ultimamente só a queria para adormecer e um dia atirou-a e não a quis mais. Não vale apena fazer um dilema nenhum adulto usa chucha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xica Maria, é isto mesmo: "nenhum adulto usa chucha!
      bjs ♥️

      Eliminar
  2. Olá! Obrigada pela partilha. A minha M. Também gostava muito de chucha, aliás tinha sempre duas - uma na boca e outra na mão para dormir - aos poucos fui também falando com ela até que sem eu esperar disse mamã já não quero mais as minhas chuchas. Nunca mais pediu. São umas decididas! Beijinhos e parabéns pelo blog que tanto gosto de seguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vera,
      Viva as M´s decididas ahahahahahah
      Muito obrigada por nos seguir é uma honra
      bj ♥️

      Eliminar
  3. E quando a criança diz que não quer mais, e é ela mesma que decide deitar ao lixo, e depois no dia a seguir faz uma birra enorme porque quer a chupeta de volta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aaiiiiii Ângela, felizmente não me aconteceu.
      Muito provavelmente iria ceder durante mais um tempo
      :)
      bjs

      Eliminar